Translate

segunda-feira, novembro 1

O que muda no corpo durante a gravidez?

Um dos períodos mais importantes na vida de uma mulher, traz a cada dia, cada semana, cada mês um sentimento diferente. No entanto, o período pode ser bem incômodo, pois o corpo da mulher passa por diversas mudanças para acomodar e cuidar do novo ser. 

Órgãos como pulmão, estômago, bexiga e intestinos da mãe comprimem-se com o crescimento do bebê, o que pode causar alguns sintomas e desconfortos. 
Confira agora o que pode mudar no corpo durante o período gestacional:
Fluxo sanguíneo - O volume de sangue pode aumentar até 50% (passando de 4,5 para 6,7 litros), o coração bate mais rápido, traduzindo o esforço fisiológico para se adaptar às novas condições.
Sistema excretor - A bexiga está comprimida, o que explica por que as grávidas fazem “xixi” com maior frequência. Além disso, os rins filtram um volume maior de sangue, o que resulta em uma maior produção de urina. 
Pele- 90% das gestantes desenvolvem manchas pelo corpo, consequência do hormônio melanotrófico que age nas células da pigmentação e acelera a síntese de melanina. É importante ressaltar que as manchas somem, normalmente, em até um ano após o parto, mais frequentemente naquelas que usaram protetor solar na gravidez.
Coluna- Para sustentar o peso extra, o eixo de equilíbrio se desloca e as grávidas mudam a postura naturalmente. A partir do terceiro trimestre, há uma acentuação da lordose, os ombros são jogados para trás e as pernas ficam mais afastadas.
Útero - O volume do órgão aumenta cerca de 20 vezes seu tamanho. A quantidade de tecido também se multiplica, deixando a região “bem molinha” para acomodar o embrião.
Estrias - Quando o volume de gordura sob a pele aumenta muito e rapidamente,  as fibras da derme distendem e podem se romper,
Mamas – Os seios podem aumentar três vezes de tamanho porque as glândulas mamárias se proliferam. Além disso, há maior acúmulo de gordura e a prolactina começa a preparar o seio para a produção de leite, que começa depois do parto. 
Cabelos - Talvez eles nunca tenham sido tão lindos. A superprodução de estrógeno faz baixar a testosterona, hormônio que afina o fio, facilitando seu desprendimento. Desse modo, dificilmente há queda. Depois do parto, aí, sim, os fios a mais caem bruscamente.
Viu só quantas coisas acontecem durante a gravidez? Conta pra mim o que você achou mais incomum ou até mesmo o que aconteceu com você!

Postagens mais visitadas

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: Renata Massa

imagem-logo